Matérias - ROTEIRO SEMANA 22 | OBPC Mandaqui


ROTEIRO SEMANA 22

ROTEIRO SEMANA 22

 

SEMANA 22                          Conquistando uma autoestima equilibrada               28/05/2017

Caro pastor, o propósito desse material é subsidiar a pregação dominical, o formato das reuniões de grupos pequenos, a leitura bíblica e devocional diário com a mesma temática durante uma semana. Esse esboço é apenas uma sugestão que poderá ser usado na integra, parcialmente ou não usado, pois o importante é atender a temática. Que Deu lhe abençoe assim como o rebanho que lhe foi confiado!

“Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu”.

Romanos 12.3.

Introdução:

O que você pensa de você mesmo? Muitas pessoas possuem uma imagem distorcida de si mesmas. A avaliação do “Quem sou eu?”, está desequilibrada. Alguns se consideram mais e outros menos do que realmente são.

Desenvolvimento:

O Conceito de si mesmo deve ser equilibrado. O equilíbrio é fundamental para a efetivação das nossas conquistas. Não faremos loucuras por pensarmos que somos mais do que somos, e nem ficaremos estagnados por julgar que não somos capazes de fazer algo. Através do equilíbrio conhecemos o nosso potencial. Ex: Uma pessoa Equilibrada ganha um salário de R$ 1.000,00 e vive num padrão de vida de R$ 1.000,00. O desequilibrado vive como se ganhasse R$ 2.000,00 ou como se ganhasse R$ 500,00. No primeiro caso terá problemas na sua reputação, já no segundo caso será avarento.

Quem possui um conceito mais elevado do que deve ter torna-se orgulhoso e soberbo. A Bíblia diz que: “Quando vem o orgulho, chega à desgraça...”. Provérbios 11.2. As conquistas ficam impedidas de serem realizadas. “... Sejam todos humildes... Porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’”. I Pedro 5.5. É o próprio Deus que barra a conquista dos orgulhosos.

Quem possui um conceito menos elevado do que deve ter torna-se tímido e medroso. Você já viu o comportamento e ouviu o modo de falar dos medrosos? (Não vai dar certo! É difícil! É bom não continuar! E assim por diante...). A Bíblia diz que: “... Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram”. Juízes 7:3 (Revista e Atualizada). Gideão impediu que os medrosos estivessem no grupo que foi conquistar vitória contra os amalequitas, porque os tímidos irão influenciar os soldados valentes.             

O conceito de si mesmo deve ser formado pela medida da fé que Deus nos entregou. Devemos considerar aquilo que Deus fala a nosso respeito. Algumas pessoas são aquilo que as pessoas dizem que elas são. Outras aquilo que elas acham que devem ser. A pessoa equilibrada é aquilo que Deus fala a seu respeito. A Bíblia diz muitas coisas boas a respeito das pessoas que estão em Cristo. Veja II Coríntios 5.17 e Romanos 8.37, por exemplo.

Conclusão

Quando formamos o nosso conceito pela fé no que Deus fala a nosso respeito sabemos que “Somos pó” (Salmo 103.14), mas em seu nome “Faremos proezas” (Salmo 108.13) e “Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece” (Filipenses 4.13).

A temática da semana visa promover a meditação e reflexão por uma semana sobre o tema proposto. Segundo as Escrituras a prosperidade e felicidade são frutos da meditação na Palavra de Deus. Pregar e falar na igreja vários assuntos num curto espaço de tempo - uma semana - gera muita informação e pouco aproveitamento. A sugestão de esboço não deve engessar o pregador, pois ele deve se prender ao tema e usar do discernimento, oração e preparo para entender qual a vontade de Deus para sua igreja. O bom pregador usa um esboço (anotações), mas não prega o esboço, mas a Palavra de Deus na liberdade dada ao Espírito Santo.

 




Voltar





https://www.embed-map.com

Copyright Grupo Alphanet Hosting @ 2018


  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Youtube