Matérias - DUAU Discipulado Um a Um | OBPC Mandaqui


DUAU Discipulado Um a Um

DUAU Discipulado Um a Um

DUAU – SER UM E FAZER MAIS UM!

 

Apresentação

 

                Falta alguma coisa! A sensação de que falta alguma coisa é uma companheira contínua em todos os meus anos de ministério pastoral. Sempre está faltando fazer algo para cumprir integralmente o Ide Imperativo de Jesus! Continuo com o sentimento de que falta fazer alguma coisa, principalmente no aspecto do discipulado abrangido pela grande comissão. A ordem de Cristo é para evangelizar não crentes e discipular os crentes. Até hoje, tenho possibilitado aos membros da igreja o uso de ferramentas para discipular novos crentes e agrega-los à comunidade local, através do estudo um a um, das dez principais doutrinas da Palavra de Deus, é o que temos chamado há mais de dez anos de Crescendo na fé! Mas e o processo de formatação do crente em alguém que seja conforme a imagem de Jesus Cristo, o que temos feito? Acredito que as pregações bíblicas nos cultos de forma expositiva e doutrinariamente correta são importantes nesse processo, mas não conclusivas para alcançar o objetivo proposto.

 

Em tempos difíceis, a tendência humana é moldar as verdades eternas aos desejos temporais, assim como aconteceu por meio de Constantino (325dc), quando o cristianismo tornou-se a religião oficial, e por modismo as pessoas agregavam-se à igreja, mas não experimentavam um novo nascimento e a consequente modelação do caráter ao de Cristo. Traziam para a nova fé seus hábitos pecaminosos, além dos antigos ídolos. Envolto nesses pensamentos, alguns meses atrás criei uma sigla para o discipulado um a um, o DUAU (Discipulado Um a Um), com o pensamento de aplicar um processo de acompanhamento e discipulado dos pastores dirigentes da regional que presido e por algum tempo eu e a Leonor, minha esposa, nos ocupamos de nos encontrar regularmente com alguns casais de dirigentes de igrejas que se dispuseram a tal, mas é pouco! Continuei sentindo a necessidade de um planejamento estratégico para que surja na igreja uma corrente de discipulado que contagie gerações de crentes.

 

Mais recentemente fui despertado pela ideia de que preciso ser um discípulo de Cristo - preciso ser discipulado... alguém precisa acompanhar a minha vida – e preciso discipular pessoas e levá-las à motivação de discipular outros. Daí nasceu em minha mente algo que pode servir como slogan do DUAU: Ser um e fazer mais um! Falei isso com a igreja no Mandaqui e com mais algumas igrejas da região eclesiástica onde sirvo, e a partir de então, linhas mais nítidas do discipulado começaram a ser delineadas.

 

                Durante esse processo para entender o que preciso fazer para preencher essa lacuna ministerial, um dos pastores da nossa equipe pastoral perguntou a um adolescente num daqueles encontros espontâneos nos corredores do templo quem era o seu discipulador, a resposta daquele moço me chocou, ele disse: - Jesus! Tal resposta mostra que nossos crentes não entenderam que Jesus nos disse para discipularmos pessoas, e embora Ele seja o padrão do que devemos ser, somos aqueles que devem colocar as mãos à obra. De lá para cá, tenho pensado o quanto sou devedor por não proporcionar um caminho para efetivação do autêntico discipulado que influencie positivamente várias gerações.

 

                Munido desses sentimentos, experiências e cobranças internas preparei e preguei algumas mensagens sobre discipulado, as quais subsidiam o conteúdo desse caminho a ser trilhado. Antes de pregar essas mensagens falei com a igreja sobre a essência do Evangelho que é servir, portanto ao pensar num Evangelho que impulsiona para o serviço cristão e no entendimento de que o autêntico serviço ofertado à Cristo não possui como conteúdo os esforços para promover eventos e atividades que inundam a programação da igreja e cansam muita gente, cheguei à convicção que servir – viver a essência do Evangelho – está relacionado com cuidar de pessoas em suas necessidades espirituais, e isso implica em evangelizar não crentes e discipular crentes.

 

                Então ajuntei as mensagens: A essência do Discipulado, A essência do Discípulo e A essência do Discipulador, no anseio de atender a demanda de interessados em obedecer ao Ide Imperativo de Jesus em toda sua abrangência (evangelismo e discipulado) e de ao mesmo tempo tentar acalmar a angústia da minha alma por me sentir devedor. Creio que este material poderá ajudar plenamente na obtenção do primeiro objetivo àqueles que se propuserem disciplinarmente a seguir os passos propostos, mas continuo com a sensação que permanecerei com o mesmo sentimento de que falta alguma coisa. Afinal, tem tanto por fazer e a tarefa sempre será inacabada!

 

                Foi assim que nasceu o DUAU – Discipulado Um a Um!

 

Joel Stevanatto,

pjstevanatto@gmail.com

Verão de 2016.

Adquira a Revista em nossa loja na Internet:

AGENDA DOS SEMINÁRIOS

Caros irmãos,

A maior estratégia de trabalho que a igreja deve fazer é discipular pessoas. Jesus mandou discipular! Por isso organizei um material e vou promover um SEMINÁRIO SOBRE DISCIPULADO UM A UM (DUAU), por favor reserve as datas abaixo e prestigie o maior evento da igreja dos últimos anos.

 

10 de Julho – Dois cultos – organizar logística. Abertura das inscrições com a compra da Revista DUAU (Investimento R$ 12,00). As pessoas que compram a revista estão automaticamente inscritas.

http://www.ministeriomandaqui.com.br/Revista-DUAU-Discipula-Um-a-Um/prod-4269484

 

10 de Julho a 22 de Julho. Estudo Pessoal das páginas 04-09 da Revista DUAU.

 

17 de Julho – Dois cultos. Lançamento oficial do DUAU durante os cultos com apresentação do trabalho proposto e pauta organizada.

 

23 de Julho – 20:00 as 22:00 horas. Parte 01 – Como usar (funciona) o DUAU? E a essência do cristianismo é servir – pp 10-14 (Revista DUAU).

 

15 de Agosto – 20:00 as 22:00 horas. Seminário com Pastor Josué Campanã sobre “A importância de ser estrategista para atuar com Grupos Pequenos (GEMES) e efetivar o Discipulado um a um (DUAU).

 

20 de Agosto – 20:00 as 22:00 horas. Parte 02 – A essência do discipulado – pp 15-18 (Revista DUAU).

 

10 de Setembro – 20:00 as 22:00 horas. Parte 03 – A essência do discípulo – pp 19-22 (Revista DUAU).

 

24 de Setembro – 20:00 as 22:00 horas. Parte 04 – A essência do discipulador e o que observar em Mateus 5-7? – pp 23-28 (Revista DUAU).

 

02 de Outubro – 10:00 as 12:30 horas. Culto de Formatura do DUAU.

 

Outubro/2016 a Fevereiro/2017. Fase experimental de implantação do DUAU.

Oficialização do DUAU na igreja.

 

Acesse nosa loja na internet e adquira a Revista DUAU - Investimento r$ 12,00

 

 

SERÁ MARAVILHOSO!

 

Joel Stevanatto, Pastor.

pjstevanatto@gmail.com

Amando Deus e Pessoas!

Blog www.joelstevanatto.com.br

 




Voltar





https://www.embed-map.com

Copyright Grupo Alphanet Hosting @ 2018


  • Facebook
  • Twitter
  • Google +
  • Youtube